Gamificação
A Gamificação consiste em utilizar dinâmicas de
jogos em processos de aprendizagem, sendo uma prática crescente em todas as
áreas, inclusive nas instituições de ensino. É neste contexto que o professor Dr.
Fabrício Anicio de Magalhães, professor adjunto do Centro Universitário de Belo
Horizonte UNIBH em Minas Gerais, empregou este método em sala de aula na
disciplina de Biomecânica para o curso de fisioterapia. Os alunos foram
instruídos a se dividirem em grupos e a produzirem um jogo palpável, contendo
componentes e regras relacionando os conceitos básicos da biomecânica,
cinemática e cinética linear e angular e biomecânica dos tecidos.
Após a produção do produto final e realização de
testes práticos, os grupos se apresentaram em sala de aula e cada grupo pôde
jogar e avaliar um jogo produzido por outra equipe. Os jogos propostos foram
Biomec Quest, Biomecânica do Milhão, Cranium, Fisio Test, Imagem e Ação da
Biomecânica, Maratona Biomecânica, Perguntados da Biomecânica e Torta na Cara. No
final do processo de confecção dos jogos, cada um deles foram jogados em sala
de aula e avaliados pelos próprios alunos quando alguns critérios,
como: jogabilidade, clareza das regras e abordagem do tema proposto (isto é, conteúdo
teórico e prático de biomecânica básica e clínica).
Das oito equipes, as três que atingiram a pontuação máxima foram
convidadas a apresentar os seus jogos no Circuito Acadêmico do UNIBH para uma
banca avaliadora composta por outros alunos e professores. Os
finalistas foram as equipes do Biomec Quest, Imagem e Ação da Biomecânica e
Perguntados da Biomecânica. A equipe vencedora foi a do jogo “Perguntados da
Biomecânica“ que foi beneficiada com prêmios. O jogo vencedor
será adotado como material de metodologia ativa em sala de aula. Seguem abaixo
os depoimentos dos grupos sobre o processo de produção e aprendizado com a
criação do jogo.
‘’A
produção do jogo começou com a análise dos estudos dirigidos dados em sala de
aula. Depois determinamos o tipo de jogo, sendo que o passo inicial foi a
criação do tabuleiro e depois o desenvolvimento de perguntas de acordo com o
tamanho do tabuleiro, e a partir disto desenvolvemos as regras. O terceiro
passo foi testar o protótipo, sendo que foi necessária a criação de mais
perguntas para que ele fosse aplicado. A criação do jogo nos proporcionou uma
nova forma de aprendizado sobre a disciplina e método de estudar para as provas.
’’
Biomec Quest
‘’Foi
necessário escrever os conceitos, fazer todas as possibilidades de desenho e
pensar na melhor forma de aplicação do jogo. Com a criação e treinamento, vimos
que ficou mais fácil memorizar os conceitos aprendidos em sala de aula durante
esse processo. ’’
Imagem e Ação da Biomecânica
‘’A
partir dos estudos dirigidos, nós produzimos o jogo, sendo que esse processo já
foi uma forma de rever as matérias abordadas. O aprendizado também foi mais
evidente com o treinamento e aplicação do jogo. ’’
Perguntados da Biomecânica
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