sexta-feira, 2 de março de 2018

Mostra fotográfica “Grafia Líquida” realiza exposição itinerante


   VISUALIZAÇÃO CIENTÍFICA &  ARTE INFORMACIONAL

    Com uma mescla de Arte e Ciência, a Mostra fotográfica _GRAFIA LÍQUIDA explora um novo método de pesquisa na área da biomecânica e expõe resultados advindos de algo que vaza de uma pesquisa em biomecânica da natação: a arte.

As fotografias deliberadamente produzidas, com suas profusões de cores e fluxos de movimentos, levam a ciência a espaços inusitados de aproximação com o público. As imagens impressas (nas dimensões de 170cm x 100cm), em tecido fino translúcido, criam a sensação de fluidez na leveza do suporte suscetível ao deslocamento de ar, e leva-nos ao conhecimento por meio de experiência sensorial.
   A captura dos movimentos de água e corpo permite que vejamos a complexidade do nado em si, ao mesmo tempo que o torna legível a respeito dos eventos físicos, com leituras matemáticas que propiciam o desenvolvimento de raciocínio relacionado à biomecânica da natação e de relações entre objetos de estudo, processos e variáveis de cálculo.
   As fotografias são tanto matéria de investigação, quanto produto dos resultados da pesquisa de mestrado de Luísa Trevisan desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa em Esportes Aquáticos GPEA-UFRGS, no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano PPGCMH-UFRGS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e contou com Bolsa de Pesquisa do Conselho Nacional e Tecnológico CNPq.
    A Mostra é uma Ação de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT-UFRGS): “_GRAFIA LÍQUIDA-Biomecânica e Fotografia: Popularizando a Ciência”, de realização do Grupo LOCOMOTION-UFRGS, do Centro de Memória do Esporte CEME-UFRGS e Museu UFRGS; e conta com equipe formada por professores e alunos (de graduação e pós-graduação) das áreas das Ciências do Movimento Humano, da Educação, das Artes e da Comunicação. 
    Com apresentação anterior (2016) de duas das oito obras, na exposição coletiva [ENTRE]Corpos, no Centro Cultural Feevale, em Novo Hamburgo BR-RS, criou-se uma nova perspectiva de divulgação e publicação científica. Assim, a pesquisa foi levada a novas direções no fluxo da própria experiência, de modo a conferir qualidade nas questões de divulgação sob os aspectos de direcionamento das apresentações aos públicos em geral.
     De caráter itinerante, _GRAFIA LÍQUIDA iniciou a temporada em período de exposição no Museu da UFRGS, na ocasião da Defesa da Dissertação de Mestrado intitulada “Biomecânica e Fotografia: abordagem integrativa para o estudo da natação”, e após circulou por espaços da Universidade ao longo do segundo semestre de 2017. Agora, em 2018, se expande por meio de exposição em espaços educativos parceiros, exposição em plataforma virtual e material complementar voltado a estudantes de ensino fundamental e médio.
     Busca-se mostrar que é possível olhar para algo já consolidado e tradicional e, ao mesmo tempo, vazar e romper com ele. É nesse romper e vazar que arte e ciência dialogam e criam sensação e conhecimento.
______________________________________________________________________________________


Luísa Trevisan¹  Pietro Andreoni²   Gabriela Trevisan³   Alex Fagundes  Ramon Boniatti  Júlia Fiore  Flávio Castro


 
¹ Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH-UFRGS); Bacharel em Educação Física (UFRGS); Fotógrafa; Artista independente; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Esportes Aquáticos (GPEA-UFRGS).
² Acadêmico de Jornalismo (FADERGS); Fotógrafo; Designer; Artista visual.
³ Acadêmica de Educação Física (IPA); Fotógrafa; Artista independente.
Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH-UFRGS); Graduado em Educação Física (IPA); Professor; Pesquisador do Grupo de Estudos em Energética e Biomecânica LOCOMOTION-UFRGS.
Acadêmico de Educação Física (UFRGS); Músico; Escritor; Membro do Grupo de Pesquisa em Esportes Aquáticos GPEA-UFRGS.
Licenciada em Educação Física (UFRGS); Professora; Acadêmica em Educação Física Bacharelado (UFRGS); Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Esportes Aquáticos GPEA-UFRGS.
Doutor em Ciências do Movimento Humano; líder do Grupo de Pesquisa em Esportes Aquáticos (GPEA-UFRGS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário