sexta-feira, 20 de abril de 2018

Dia Nacional da Biomecânica - LABIOMEC (UFSM)

No dia 10 de Abril de 2018, o Laboratório de Biomecânica (LABIOMEC) da UFSM teve o prazer de comemorar o NBD novamente com os alunos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ação do LABIOMEC contou com uma preparação de 15 membros do laboratório, dentre eles, professores, mestrandos e alunos da graduação em prol da divulgação da biomecânica neste dia.


        A intenção foi levar o laboratório de biomecânica para dentro das salas de aula do CTISM, e realizar atividades descontraídas, promovendo experiências sobre o tema e trazendo-o para o cotidiano dos alunos.
         As atividades ocorreram por todo o turno da manhã, inicialmente foi realizada uma palestra para todos os alunos. A palestra nomeada “Biomecânica aplicada” foi introdutória ao tema e com o intuito de apresentar aos alunos a realidade vivenciada dia a dia nos laboratórios de biomecânica, apresentando um cenário próximo ao cotidiano deles, além de tentar despertar interesse ao tema e exibir as aplicações práticas da biomecânica, sua importância e a grande presença desta nas nossas vidas.


        Após instigar a curiosidade de diversos alunos sobre a biomecânica, os demais foram divididos em 4 grupos para participarem de 4 oficinas que abrangiam uma breve introdução ao tema e práticas em biomecânica, cada grupo permanecia em média 40 minutos em cada oficina. Apresentamos aos alunos a oficina de função muscular, com muitas práticas utilizando a eletromiografia e dinamômetro isométrico manual. A segunda oficina de testes funcionais foi voltada a dois testes, muito utilizados no dia a dia do laboratório, Star Excursion Balance Test (SEBT) e o Lateral Step Down Test (LSDT), com direito a muita prática e analise dos movimentos, utilizando um tapete próprio para o SEBT e um degrau para o LSDT. A terceira oficina fez os alunos vibrarem e suarem muito com a prática sobre potência no ciclismo. A última oficina, pressão plantar, despertou muita curiosidade a partir das práticas utilizando um baropodômetro.


        O LABIOMEC com grande alegria conseguiu despertar interesse de 79 alunos ao total, aproximando-os da biomecânica. Sendo 53 deles de turmas do terceiro ano do ensino médio do CTISM, 21 alunos da graduação em Educação Física da Faculdade Metodista de Santa Maria, 1 aluna da graduação da UFSM, 4 professores do CTISM. Durante o NBD foi possível perceber o interesse e curiosidade dos alunos com o tema apresentado, principalmente em momentos de práticas, onde não hesitavam em participar e tirar dúvidas.  Além do dia de demonstração, todos os participantes foram convidados a conhecer o dia a dia do nosso laboratório, onde serão recebidos de portas abertas.
          Nós do grupo LABIOMEC-UFSM nos sentimos extremamente satisfeitos e contentes com o resultado desta manhã, que foi intensa e proveitosa.


 
Confira mais fotos do #NBD2018:























Nenhum comentário:

Postar um comentário