terça-feira, 1 de maio de 2018

Dia Nacional da Biomecânica - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF/UFAM/MANAUS


No dia 11 de Abril de 2018, das 08:00 hrs as 19:00 hrs, a equipe do Laboratório de Estudos do Desempenho Humano da Universidade Federal do Amazonas (LEDEHU/FEFF/UFAM) (Figura 1) realizou um dia de “Portas Abertas” para a comunidade, com objetivo de receber alunos e professores de escolas municipais (SEMED) e estaduais (SEDUC) da cidade de Manaus, além de acadêmicos e professores de instituições de ensino superior.
 

 
Neste dia, a equipe de discentes do laboratório realizou demonstrações de todos os instrumentos utilizados nas rotinas de coletas e experimentos voltados a biomecânica, realizados no laboratório (vídeo 1), bem como explicações sobre o funcionamento dos equipamentos e principais aplicações no âmbito da biomecânica. 


Sendo assim as pessoas que compareceram ao evento tiveram a oportunidade de experimentar e acompanhar como funcionam as avaliações e análises biomecânicas a partir de diversos instrumentos de avaliação, bem como suas aplicações no cotidiano científico. Neste dia os participantes puderam prestigiar: análise termográfica da temperatura corporal (Figura 2), por meio de câmera termográfica; análise do torque muscular, por meio de dinamometria isocinética (Figura 3); análise da composição corporal, por meio de plicômetros, paquímetros e pletismografia por deslocamento de ar (BODPOD) (Figura 4); análise da atividade elétrica muscular por meio da eletromiografia de superfície (Figura 5); e análise cinemática de diversos movimentos corporais por meio de centrais inerciais (Figura 6). 






 É importante destacar que neste ano, em comparação ao ano de 2017,contamos com uma impactante participação de gestores e escolas da rede estadual e municipal de ensino (SEDUC e SEMED) (Figura 7 e 8) de diferentes regiões da cidade de Manaus. Recebemos, durante todo o dia, sete escolas, as quais totalizaram mais de 200 alunos da educação básica prestigiando o evento (Figura 9). 




Além dos alunos da Educação Básica nosso evento também atingiu profissionais e acadêmicos de diferentes formações (Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Engenharias, entre outros), e em diferentes níveis (graduação, pós-graduação lato e stricto sensu), atingindo assim um dos principais objetivos do NBD, despertar o interesse pela área da Biomecânica do ensino básico ao ensino superior. Apesar da Biomecânica ainda ser embrionária na região amazônica, temos a certeza que a realização do NBD nos últimos dois anos consecutivos (2017-2018) tem cumprido com o objetivo de intensificar a disseminação da área, demonstrando para a comunidade em geral a importância da Biomecânica. Cremos que a boa adesão da comunidade ao evento mostra o desenvolvimento da Biomecânica no Amazonas. Assim, acreditamos que devido a este trabalho que vem sendo desenvolvido, ano a ano, somos merecedores deste reconhecimento, pois nossa luta pela afirmação da biomecânica, mesmo em uma região com evidentes dificuldades de desenvolvimento, é diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário