segunda-feira, 5 de junho de 2017

Biomecânica aplicada no cotidiano - Dia Nacional da Biomecânica
Laboratório de Biomecânica - LABIOMEC
Universidade Federal de Santa Maria


        O National Biomechanics Day (NBD) é um evento criado para o público do ensino médio. O objetivo desse dia é atrair o interesse na biomecânica em vários aspectos como performance, saúde, qualidade de vida, equipamentos, e aplicações desse conhecimento na sociedade. Em nosso evento, o objetivo foi explicar a biomecânica da maneira simples, tentando despertar o senso crítico com situações do cotidiano e envolver os alunos em demonstrações práticas. Para o desenvolvimento do nosso NBD escolhemos os estudantes do Colégio Técnico-Industrial de Santa Maria (CTISM), pois estes têm envolvimento com conceitos básicos de biomecânica nas disciplinas de base do curso técnico integrado. Nosso evento foi dividido em uma palestra inicial e, após, três demonstrações práticas. Na palestra introduzimos o assunto com o objetivo principal do NBD, conceitos básicos, equipamentos de medição, projetos e participantes do laboratório, com duração de 2 horas. A seguir, os alunos foram separados em 3 grupos para as demonstrações práticas.

As demonstrações práticas duraram em torno de 40 minutos cada e foi dada a oportunidade aos alunos de experenciar a biomecânica em atividades cotidianas com medidas de pressão plantar, potência do ciclismo e função muscular. Os participantes do LABIOMEC foram incluídos nas atividades, para que relatassem a realidade de pesquisas em curso no laboratório. Os equipamentos utilizados foram um baropodômetro, um ciclossimulador, um dinamômetro portátil e um eletromiógrafo.

        Do nosso laboratório participaram 4 alunos de graduação, 4 alunos de mestrado, 4 profissionais graduados e 4 professores de 2 diferentes universidades. Nosso público foi de 77 alunos de ensino médio, com idade média de 16,28 anos (15 - 18 anos), supervisados por 4 professores. Todos envolvidos foram convidados a responder um questionário de avaliação do evento para recebermos um feedback da atividade.


Consideramos que nossa atividade cumpriu seu objetivo. Durante o desenvolvimento os estudantes participaram ativamente das atividades propostas, assim como os professores, que auxiliaram com perguntas relacionadas ao conhecimento que os alunos tiveram no curso técnico integrado.






Confira o vídeo:


Carlos Bolli Mota1, Michele Forgiarini Saccol1, Juliana Corrêa Soares2, Karine Josibel Velasquez Stoelben1, Fabrício Santana da Silva1, Laura Rossetto Foschera1, Kélen Munhos Pinto1


1 Universidade Federal de Santa Maria

2 Faculdade Metodista de Santa Maria