segunda-feira, 29 de maio de 2017

DIA NACIONAL DA BIOMECÂNICA: BiomecDemo no FISIOMEC/PUCRS

              No dia 5 de abril o grupo de Pesquisa em Fisiologia do Exercício e Biomecânica, FISIOMEC/PUCRS, realizou no LAPAFI - Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física, a produção do BiomecDemo para aproximadamente 40 alunos do ensino médio das escolas de Porto Alegre.


O objetivo da realização da BiomecDemo foi proporcionar o contato do público com alguns equipamentos de análise Biomecânica, através de atividades “hands on”. Muito mais que uma demonstração, a atividade teve a intenção de despertar o interesse dos participantes em Biomecânica, através da prática de alguns métodos de pesquisa, análises e interpretações.

   Outro ponto importante é a ampliação do conhecimento dos participantes em relação às possibilidades que o curso de educação física oferece, como é o caso da Biomecânica. Nossa intenção é mostrar que estudar Educação Física não se resume apenas a aprender sobre esportes específicos, mas que existe muita informação por trás destes esportes que pode e deve ser estudada. Isto pois, a partir do conhecimento é possível que o verdadeiro valor do estudo desta área seja reconhecido e aplicado. 
       A atividade foi desenvolvida através da participação de pequenos grupos em 3 estações de coleta de dados e pesquisa. As temáticas envolvidas foram “Avaliação Biomecânica da Marcha através de Plataformas de Força e Eletromiografia”, “Utilização da ecografia como ferramenta de análise da arquitetura muscular” e “Avaliação de movimentos utilizando o Sensor Inercial”. Os grupos permaneceram por volta de 20 minutos em cada estação, realizando uma rotação, para que todos pudessem presenciar todas as técnicas de análise. Os próprios estudantes do curso de Educação Física, bolsistas de iniciação científica, que lideraram as atividades de coleta, mostrando como as atividades de pesquisa em Biomecânica são interessantes, isto facilitou a aproximação e envolvimento do público.
       Além disso, todos tiveram a oportunidade de manipular os equipamentos, fazendo com que o envolvimento dos participantes fosse uma verdadeira imersão na técnica de avaliação. Foi notável a alegria e surpresa que todos os alunos demonstraram quando realmente operaram os equipamentos, os relatos empolgados de como havia sido interessante participar da Comemoração do dia Nacional da Biomecânica, não nos deixaram dúvidas de como o BiomecDemo foi um sucesso!


Andreia Gomes Aires
Bolsista de Apoio Técnico do LAPAFI –
Laboratório de Pesquisa e Avaliação em Atividade Física
Faculdade de Educação Física/PUCRS




Nenhum comentário:

Postar um comentário