segunda-feira, 19 de junho de 2017

Dia Nacional da Biomecânica LEDEHU/FEFF/UFAM

No dia 06 de Abril de 2017, o Laboratório de Estudos do Desempenho Humano da Universidade Federal do Amazonas (LEDEHU/FEFF/UFAM) (Figura 1) realizou um dia de portas abertas para a comunidade em geral, alunos, professores e curiosos. Neste dia, o laboratório realizou demonstrações de todos os seus equipamentos utilizados nas rotinas de coletas e experimentos voltados a Biomecânica (Figura 2), além de seus principais projetos de pesquisas realizados no laboratório, bem como explicações acerca de seus funcionamentos e principais aplicações no âmbito da Biomecânica.
Figura 1
Sendo assim, todas as pessoas que compareceram ao evento tiveram a oportunidade de experimentar, se divertir e acompanhar como funcionam as avaliações e análises biomecânicas em diversos instrumentos de avaliação, bem como suas aplicações no dia a dia, como: análise de saltos e da marcha, na plataforma de força; análise termográfica do corpo, por meio de câmera termográfica; análise de capacidade de torque muscular, por meio de dinamômetro isocinético; análise da composição corporal, utilizando plicômetros, paquímetros e pletismografia por deslocamento de ar (BODPOD); análise da ativação muscular por eletromiografia de superfície; e análise de diversos movimentos por centrais inerciais
.
Figura 2
O evento contou com a participação de mais de 170 pessoas, dentre eles, profissionais, professores e acadêmicos de diversas áreas (Figura 3), onde grande parte registraram a sua participação e sua avaliação sobre o evento. Também foi disponibilizado aos visitantes encartes explicativos sobre o Dia Nacional da Biomecânica e sobre a Biomecânica e seus métodos de avaliação
. É importante destacar que a Biomecânica ainda se encontra em um processo embrionário na Região Norte do Brasil e principalmente em Manaus/AM, pois a maioria dos laboratórios se concentram na região Sul e Sudeste do País. Manaus é considerada ainda uma cidade de difícil acesso comparado aos demais estados, pois fica localizada no meio da Floresta Amazônica. No Entanto, a aproximadamente 8 anos um grupo de jovens pesquisadores em Biomecânica, formados na região Sul e Sudeste do País migraram para a região e desde lá vem incentivando o desenvolvimento da Biomecânica na região. Desta forma, temos a certeza que a realização do NBD em nossa região conseguiu intensificar a disseminação da informação, demonstrando a comunidade em geral a importância da Biomecânica.
Figura 3
Nosso evento atingiu profissionais e acadêmicos de diferentes formações (Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Engenharias, entre outros), e em diferentes níveis (graduação, pós-graduação lato e stricto sensu) despertando o interesse pela área da Biomecânica. Acreditamos que devido a isto somos merecedores deste reconhecimento, pois nossa luta pela consolidação da Biomecânica, em uma região ainda esquecida, é diária.




Vídeo completo:


Prof. Dr. João Otacilio Libardoni dos Santos
Proponente do evento
Laboratório de Estudo do Desempenho Humano - LEDEHU
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF
                   Universidade Federal do Amazonas - UFAM 

Equipe organizadora: João Otacilio Libardoni Dos Santos, João Claudio Braga Pereira Machado, Karla De Jesus, Kelly De Jesus, Vinicius Cavalcante, Luhan Ammy Andrade Picanço, Ahlan Benezar Lima, Alexsandro Carneiro De Lima, Ariely Coelho, Ericles De Paiva Vieira, Israel Adinon Santos Da Silva, Júlio Cézar Kitzinger Marques, Leonardo Parente Gentil, Lucas Gabriel Da Costa Antony Moreira, Lucas Tavares, Lucas Silva Da Cruz, Mônica Martins Abreu e Rian Morais Dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário