quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Apresentação dos programas de pós-graduação ligados à Biomecânica no Brasil - PUC-PR

 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA EM SAÚDE (PPGTS)
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR)

 
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é um programa Interdisciplinar, que tem por finalidade a formação de recursos humanos qualificados para pesquisa e ensino superior nos domínios da Bioengenharia e Informática em Saúde. Possui como ponto forte sua estrutura organizacional e suas disciplinas, que reflete no ótimo resultado na qualidade dos egressos.
São aceitos estudantes com formação nas áreas da saúde e exatas para mestrado e doutorado. O conjunto de disciplinas é abrangente, com uma estrutura que permite ter alunos de áreas diferentes sem comprometer a qualidade.

__________________________________________________________________
 
Linhas de Pesquisa

Bioengenharia
Ocupa-se da aplicação de conceitos e métodos da Engenharia na Saúde Humana, com enfoque interdisciplinar. Os projetos desta linha concentram-se nos seguintes temas: biomateriais e materiais biocompatíveis; engenharia de reabilitação; tecnologias assistivas; instrumentação biomédica com ênfase em aplicações na Biomecânica; modelagem e análise biomecânicas da motricidade humana; análise de equilíbrio e processamento de imagens médicas.

Avaliação de Tecnologia em Saúde
Dedica-se à aplicação de métodos qualitativos e quantitativos para avaliação de abordagens, processos e recursos que visam monitorar, preservar e melhorar a saúde e qualidade de vida dos seres humanos. Examinam-se as implicações clínicas, econômicas, éticas e legais das tecnologias na saúde.

Informática em Saúde
Visa o desenvolvimento, aplicação e aprimoramento de técnicas, métodos e sistemas computacionais na área de saúde. Envolve as áreas de sistemas de informação, de apoio à decisão, banco de dados, inteligência artificial, padronização e integração de sistemas, telemedicina, indicadores, educação, bioinformática, prontuário eletrônico do paciente e análises epidemiológicas.
 ___________________________________________________________________

Projetos em desenvolvimento relacionados à biomecânica e bioengenharia.


LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE REABILITAÇÃO (LER)

Destinado ao estudo da Eletro-Estimulação Funcional (FES) na reabilitação de pacientes lesados medulares, recuperação e reabilitação motora, manutenção da massa muscular em membros e pacientes imobilizados, prevenção de tromboses e escaras de decúbito e ao desenvolvimento de plataformas de comunicação e educação para deficientes auditivos e portadores de paralisia cerebral. Recebe projetos com fomento da área de Bioengenharia.



LABORATÓRIO DE MOTRICIDADE HUMANA (LAMH)

As instalações do LaMH foram desenvolvidas para oferecer um alto padrão de qualidade na obtenção das características intrínsecas da motricidade, como marcha, corrida, ou apenas na manutenção da postura ereta.
Para os estudos de equilíbrio postural, o LaMH conta com uma plataforma móvel de 1,5 m x 1,5 m que possibilita o controle preciso do padrão de movimento (deslocamento e aceleração) para uma perturbação do equilíbrio controlada milimetricamente, nos eixos anteroposterior e mediolateral.


Anexado à plataforma móvel, tem-se uma plataforma de força sincronizada com um sistema de cinemetria Vicon com 6 cameras para identificar medidas cinemáticas como ângulos, aceleração, velocidade e deslocamento durante a realização de movimentos. Para a obtenção da ativação muscular o LaMH conta com 8 canais de eletromiografia que também estão sincronizados com o sistema de cinemetria, possibilitando uma ampla possiblidade de análises. Ampliando sua área de atuação, o LaMH também possibilita estudos com populações especiais utilizando Games com o sistema Kinect do videogame Xbox. Uma forma dinâmica e alternativa para tratamentos convencionais fisioterápicos.





 Eduardo Mendonça Scheeren

Nenhum comentário:

Postar um comentário