segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Apresentação dos programas de pós-graduação ligados à Biomecânica no Brasil - UFSC



PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PPGEF) 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)


O PPGEF tem por objetivo central formar profissionais para atuar na docência e na pesquisa, desenvolvendo estudos avançados de modo a gerar, ampliar e aprofundar o conhecimento da área, propiciando o desenvolvimento profissional, com o compromisso de uma prática social voltada para a melhoria da qualidade de vida, no plano individual e coletivo.

 ___________________________________________________________

Linhas de pesquisa vinculadas à biomecânica:

1. Biomecânica do Movimento Humano - Estudo dos parâmetros musculoesqueléticos e mecânicos no exercício físico, no esporte e nas atividades ocupacionais. Testagem, construção e validação de instrumentos.

2. Exercício Físico e Desempenho no Esporte - Estudo das alterações fisiológicas, bioquímicas e neuromusculares em resposta ao exercício físico agudo e crônico. Maturação biológica e desempenho esportivo. Análise dos recursos ergogênicos associados ao desempenho esportivo. Testagem, construção e validação de instrumentos.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
_________________________________________________________________
O Laboratório de Biomecânica do Centro de Desportos da UFSC - o BIOMEC como é conhecido -, iniciou suas atividades em meados de 2001, com o objetivo de promover o conhecimento relativo à área da biomecânica junto ao Curso de Educação Física, tanto em nível de graduação como de pós-graduação. Assim, desde seu começo, o laboratório vem se desenvolvendo e integrando professores e pesquisadores de diferentes domínios do conhecimento, em especial, a das ciências da saúde e das engenharias, na busca de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas relativas ao estudo do movimento humano, seja ele funcional, laboral ou esportivo. 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
        Nesse sentido, o BIOMEC vem se consolidando através de projetos multicêntricos e pesquisas individuais, orientadas a qualificação de acadêmicos de iniciação científica e da pós-graduação. Do mesmo modo, com o avanço do Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF), e frente às novas demandas de estudos, as pesquisas foram incorporando aspectos mais abrangente do fenômeno a ser estudado, fazendo parte de um contexto maior, chamado de “Biodinâmica do Desempenho Humano”, cujo nome norteia um dos 3 eixos de pesquisa do PPGEF. Dentre as principais abordagens que compõe o texto, destacam-se os estudos dos parâmetros musculoesqueléticos e biomecânicos no exercício físico, testagem de protocolos, construção e validação de instrumentos. 
 
 
          Os pesquisadores do laboratório, juntos com seus colaboradores, realizam uma gama de projetos de pesquisa que versam sobre temas comuns no que diz respeito ao uso de metodologias, prescrições de exercícios físicos, abordagens de análises e de protocolos de investigação, que convergem para a maximização do desempenho humano, tanto na abrangência do esporte como na saúde, onde são empregadas diversas metodologias de investigação, experimentação e de intervenções. Os projetos vinculados às linhas de pesquisa vinculadas à biomecânica estão relacionados às determinantes neuromusculares da força em diferentes populações (jovens e idosos- treinados e não treinados) e no desempenho de atletas do judô, taekwondo e corredores, as adaptações neuromusculares e funcionais em idosos, hipertensos e parkinsonianos, aos efeitos da laserterapia em parâmetros fisiológicos, eletromiográficos e de desempenho, aos marcadores de dano muscular, a prevenção da saúde cardiovascular através de uma metodologia de tênis de campo adaptado, as respostas perceptuais a diferentes posições de selim e cadências em praticantes recreacionais de ciclismo e aos mecanismos de realimentação visual no desempenho do ciclismo ergométrico.
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fernando Diefenthaeler

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário