quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Relato do projeto Auxílio Viagem Internacional - SBB







Relato de uma viagem inesquecível

Sou estudante de graduação de do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sou formada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e durante minha vida acadêmica sempre estive envolvida com pesquisa, ciência e tecnologia. Meu interesse pela Biomecânica aumenta exponencialmente e frente a isto, me tornei bolsista de apoio técnico do Laboratório de Pesquisa e Avaliação Física (LAPAFI) da PUCRS, trabalhando sob a coordenação do Prof. Rafael Reimann Baptista, que foi quem me apresentou a Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB).
Sou membro da SBB desde 2016, e desde então esta experiência tem rendido ótimos frutos. Participar de uma sociedade científica tem inúmeras vantagens, direta ou indiretamente oportunizou a ampliação da minha rede de contatos profissionais e pessoais. Tive a satisfação de conhecer os líderes e figuras importantes da área de pesquisa em Biomecânica, além de participar de eventos científicos que oportunizaram meu crescimento acadêmico e profissional. Estas experiências são sempre compartilhadas para que mais estudantes tenham a oportunidade de conhecer todo o suporte que a Sociedade oferece.

Participei do edital de Apoio e Fomento Científico para Auxílio a viagens internacionais da SBB e tive a felicidade de ser contemplada. O Prêmio viabilizou minha participação no 22nd Annual Congress of the European College of Sport Science, que aconteceu entre os dias 4 e 8 de julho de 2017, em Essen, Alemanha. Este evento é um dos maiores Congressos multidisciplinares e interdisciplinares da Ciência do Esporte. As áreas envolvidas na Ciência do esporte incluem: fisiologia, medicina esportiva, ciências sociais e humanas e biomecânica.
O evento teve a participação de mais de 2300 participantes de diferentes locais do mundo.
Foram 5 dias de muito aprendizado, descobertas, contato com professores renomados, estudantes entusiasmados, vivência de outras culturas, com as mais novas descobertas do meio científico, enfim, uma chance única e indescritível .
Vi muitos trabalhos, alguns recém-publicados, alguns ainda no prelo, tomei conhecimento de muitas novidades na minha área de interesse e em outras. Porém acredito que mais interessante do que assistir palestras, foi o contato com outros estudantes e professores. A oportunidade de estar um  coffee break com Andrew Jones, editor chefe do European Journal of Sport Science, falando abertamente sobre as publicações no jornal, dando dicas, respondendo perguntas e interagindo com todos não pode ser medida.Presenciar uma sessão de apresentações orais, onde o apresentador baseia seu trabalho em contribuições do Professor Walter Herzog, e ver no momento das perguntas este professor dando suas contribuições ao trabalho é emocionante. Tenho certeza que quero viver isto outras vezes.
Além desta enorme experiência de participar como ouvinte do Congresso, ter um trabalho desenvolvido com meu grupo de estudos no Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física - LAPAFI- publicado no evento foi um divisor de águas na minha vida, agradeço ao meu grupo e ao meu Prof. Orientador, Prof. Rafael Baptista, por todo apoio e incentivo.


Aproveitei a longa viagem até a Alemanha para visitar a Universidade Alemã do Esporte de Colônia, German Sport University Cologne, onde fui recebida por dois professores. Mediante contato prévio, agendei minha visita a dois Institutos da universidade, o Instituto de Neuroplasticidade e Neuromecânica e o Instituto de Biomecânica e Ortopedia (IBO). Conheci os laboratórios dos institutos, alguns pesquisadores e pude presenciar a última aula ministrada pelo coordenador do IBO, que apesar de ter sido em Alemão, idioma que eu AINDA não entendo, foi emocionante. O auditório estava cheio de alunos e outros professores da Universidade, para presenciar aquele momento de despedida e fechamento de um ciclo.


 A participação no Congresso e minha visita à Universidade Alemã do Esporte transcendem qualquer expectativa que criei inicialmente. Por isso gostaria de deixar registrado a importância de fazer parte de uma Sociedade como a SBB, que tem claramente a preocupação com o fomento de atividades que desenvolvam a produção e aplicação do conhecimento científico.
Passar por tudo isso na graduação só reforça minha vontade de continuar estudando, e principalmente contribuindo com a Biomecânica e o crescimento da produção científica no meu país e na minha comunidade acadêmica.
 
Andreia Aires
 
agaires@gmail.com
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário