sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Apresentação dos programas de pós-graduação ligados à Biomecânica no Brasil - UFRGS



Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul


O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) foi criado em 1989 como um Programa de Mestrado e, no ano de 2000, foi criado o Programa de Doutorado. Hoje o programa conta com 29 professores orientadores, 115 alunos de mestrado e 117 alunos de doutorado.

 ___________________________________________________________________

Objetivos do PPGCMH:
1) Formar docentes e pesquisadores autônomos nas áreas de concentração, com domínio de uma temática específica, com capacidade para atuar no planejamento, execução e avaliação do ensino, da extensão e da pesquisa.
2) Articular a formação dos pesquisadores com o ensino da graduação e a orientação de alunos de iniciação científica, oferecendo-lhes oportunidades para socializar e aprofundar o conhecimento produzido na atividade de pesquisa.
3) Consolidar a ESEFID/UFRGS, como um centro de excelência científica e acadêmica, no cenário nacional e internacional.
4) Produzir conhecimentos relevantes no âmbito de projetos de pesquisa básica e aplicada, que, mediante processos de transferência e circulação, ofereçam, às diversas comunidades docentes e de especialistas, alternativas concretas para suas ações nas diferentes demandas em que as Ciências do Movimento Humano ganham relevância social.


 ____________________________________________________________________
Linhas de Pesquisa vinculadas à Biomecânica:
Dentro da área de concentração ‘Movimento humano, saúde e performance’ o PPGCMH tem as seguintes linhas de pesquisa:

1) Atividade Física e Saúde
Compreende os projetos de pesquisa com desdobramentos nas relações entre o movimento humano e seus efeitos preventivos e de reabilitação nas doenças relacionadas com as atividades físicas.
2) Atividade Física e Performance
Compreende projetos de pesquisa no âmbito do desenvolvimento, aprendizagem, treinamento e performance motora.
3) Neuromecânica do Movimento Humano
Compreende os projetos de pesquisa relacionados com os princípios e/ou mecanismos responsáveis pela estruturação do movimento em seus aspectos biomecânicos.


 ________________________________________________________________
Resumo dos projetos que estão sendo desenvolvidos:

INTER-RELAÇÃO CARDIOLOCOMOTORA: REPERCUSSÕES SOBRE PARÂMETROS BIOENERGÉTICOS E BIOMECÂNICOS EM CORREDORES DE LONGAS DISTÂNCIAS - O objetivo geral deste estudo será analisar a influência da manifestação da inter-relação cardiolocomotora nos parâmetros bioenergéticos e parâmetros biomecânicos em corredores de provas de rua de 10 km.

BIOENERGÉTICA E BIOMECÂNICA DA CAMINHADA NÓRDICA DE IDOSOS E PARKINSONIANOS - O objetivo geral deste estudo será analisar a biomecânica e bioenergética da caminhada nórdica (com bastões), bem como verificar possíveis mudanças nestes aspectos após o treinamento de caminhada nórdica em idosos e Parkinsonianos.

BIOMECÂNICA E TREINAMENTO DE FORÇA EM IDOSOS: Tem por objetivo identificar as influências das adaptações neuromusculares de membros inferiores decorrentes do envelhecimento e do treinamento de força sobre o desempenho em tarefas funcionais.

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR E PACIENTES ADULTOS CRÍTICOS EM UTI: Tem por objetivo identificar os efeitos da estimulação elétrica neuromuscular sobre as propriedades neurais, estruturais e mecânicas de pacientes adultos críticos internados em unidades de terapia intensiva

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO QUADRIL: Tem por objetivo determinar a reprodutibilidade inter e intra-avaliador na avaliação funcional do quadril em sujeitos saudáveis para, num segundo momento, utilizar essas avaliações em pacientes acometidos por Impacto Femoroacetabular.

REABILITAÇÃO DO TENDÃO DE AQUILES: Primeiramente serão determinados a reprodutibilidade intra-avaliador e inter-avaliador de protocolo de avaliação das propriedades morfológicas e mecânicas do tendão de Aquiles para, num segundo momento, identificar os efeitos de um programa de reabilitação acelerada nas propriedades morfológicas e mecânicas do tendão de Aquiles.

SÍNDROME DA DOR PATELOFEMORAL: identificação de subgrupos clínicos e intervenção focada na etiologia em mulheres com síndrome da dor patelofemoral.



AVALIAÇÃO DO QUADRIL NO BALLET CLÁSSICO: Tem por objetivo avaliar a associação entre desempenho técnico e propriedades cinemáticas, cinéticas, do equilíbrio e da arquitetura muscular do quadril de bailarinas clássicas.

 
Prof. Dr. Leonardo Alexandre Peyré-Tartaruga
Prof. Dr. Marco Aurélio Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário